All posts in Mastologia

Mamilos invertidos: O que pode ser feito

Algumas mulheres ficam incomodadas por terem mamilos invertidos. Aproximadamente 3% das mulheres apresentam inversão mamilar, sendo bilateral em 80% delas.

Continue Reading →

Homem também tem câncer de mama

Os homens também são afetados pelo câncer de mama, porém numa proporção menor em relação às mulheres. A cada 100 mulheres, um homem apresenta a doença.

Continue Reading →

Cisto na mama pode ser câncer?

Os cistos mamários são motivo de preocupação entre as mulheres e cabe a nós, ginecologistas e mastologistas, tranquiliza-las.

São comuns entre os 35 e 50 anos e estima-se que de 7 a 10% das mulheres terão cistos palpáveis durante a vida. A maioria das mulheres tem cistos mamários assintomáticos e não palpáveis, achados incidentalmente nos exames de rotina.

Continue Reading →

Por que as mamas doem?

A dor nas mamas é a queixa mais frequente no consultório do mastologista e é chamada de mastalgia.
A mastalgia pode ser cíclica ou acíclica. A mastalgia cíclica ocorre frequentemente antes da menstruação, melhora após a menstruação e afeta as duas mamas. As mamas incham, doem e “encaroçam” durante a menstruação. Corresponde a mais de 80% dos casos de dor nas mamas. A mastalgia acíclica não está relacionada com o ciclo menstrual e afeta geralmente uma das mamas. Tanto na mastalgia cíclica como na acíclica, a intensidade e a duração da dor são variáveis, e a dor pode persistir independentemente da menstruação.

Continue Reading →

Autoexame das mamas é importante?

As novas tecnologias agregadas à detecção precoce do câncer de mama, além do aprimoramento dos métodos existentes, modificaram o antigo objetivo do autoexame das mamas que era a detecção precoce de nódulos mamários ou de determinadas modificações físicas mamárias pela propriocepção táctil, isto é, pelo tato.

A mortalidade por câncer de mama está diretamente ligada ao diagnóstico precoce do câncer, e não existem evidências comprovadas de diminuição da mortalidade por câncer de mama nas mulheres habituadas ao autoexame das mamas. O motivo é porque o autoexame das mamas não proporciona a detecção do câncer de mama na sua fase mais inicial.

Continue Reading →