All posts in Prevenção

Uso de repelentes na gestação

As gestantes podem e devem usar repelente contra o mosquito Aedes Aegypti, transmissor das doenças: Dengue, Chikungunya e Zika. Continue Reading →

Pré-natal odontológico

O ideal seria que todo o pré-natal odontológico fosse iniciado tão logo o desejo pela maternidade se manifestasse. Sendo assim, a futura mamãe já se planejaria para dar início a uma gestação gozando de plena saúde bucal. Porém, se isso não foi possível, deve-se dar início ao pré-natal odontológico tão logo a gravidez seja suspeitada ou confirmada.

Continue Reading →

Tratamento odontológico na gravidez

A gengiva da grávida está mais propensa a doenças devido às adaptações hormonais próprias da gravidez juntamente com as mudanças de hábitos alimentares e alterações do trânsito intestinal aliados à má higiene bucal.

Continue Reading →

A primeira vez no ginecologista

Muitas adolescentes acham que devem procurar o ginecologista quando começam a ter relações sexuais. Puro engano! O ideal é procurar o ginecologista quando começar a menstruar e antes de iniciar a atividade sexual, por volta dos 12 anos de idade.

Continue Reading →

Autoexame das mamas é importante?

As novas tecnologias agregadas à detecção precoce do câncer de mama, além do aprimoramento dos métodos existentes, modificaram o antigo objetivo do autoexame das mamas que era a detecção precoce de nódulos mamários ou de determinadas modificações físicas mamárias pela propriocepção táctil, isto é, pelo tato.

A mortalidade por câncer de mama está diretamente ligada ao diagnóstico precoce do câncer, e não existem evidências comprovadas de diminuição da mortalidade por câncer de mama nas mulheres habituadas ao autoexame das mamas. O motivo é porque o autoexame das mamas não proporciona a detecção do câncer de mama na sua fase mais inicial.

Continue Reading →