Conversa íntima

Cuide da sua beleza durante a gestação

Sim, é possível cuidar da beleza na gestação. Mesmo grávida você não precisa deixar de lado o cuidado com sua aparência.

A gravidez causa uma série de alterações cosméticas na pele, no cabelo e nas unhas. Devido às alterações hormonais, a pele fica mais ruborizada, hidratada e oleosa. A região genital fica mais escura e é normal aparecer uma linha amarronzada bem no meio da barriga.

Algumas gestantes podem apresentar manchas no rosto, o chamado cloasma, além do aparecimento de acne. Também é comum o surgimento de estrias no abdome e nas mamas.

Os cabelos e as unhas crescem mais rápido e, algumas gestantes, podem ter aumento de pelos. O cabelo fica mais volumoso, oleoso ou ressecado. As unhas tendem a ficarem mais quebradiças.

Alguns cosméticos contêm substâncias que podem ser absorvidas pela pele e chegar até o bebê pela corrente sanguínea. Com orientação adequada do seu ginecologista ou dermatologista, você saberá quais produtos podem ser usados sem prejudicar seu bebê.

Cuidados com a pele

Para prevenir o aparecimento de acne e manchas no rosto, lave o rosto diariamente, no máximo duas vezes por dia, de manhã e à noite, mas evite água quente. Água quente desidrata e deixa a pele ressecada e flácida com o tempo. Loção de limpeza para a pele pode ser usada, mas enxague bem para não deixar resíduos e não dispense o uso de sabonete facial. Enxugue o rosto com toalha macia e troque frequentemente a toalha de rosto. Use protetor solar facial, no mínimo Fator 30, todos os dias e evite a exposição prolongada ao Sol. Recomendo o protetor facial Photoderm Max FPS 100®.

Os hidratantes podem ser usados durante a gravidez e ajudam na prevenção das tão temidas estrias. Para o rosto, use hidratantes na forma de gel do tipo “oil free” (não oleosos). Para o corpo, use cremes hidratantes nos climas frios e loções hidratantes nos climas quentes. Os produtos mais conhecidos são: Hidramamy® e MaterSkin®.

As estrias costumam afetar as mulheres mais jovens e, infelizmente, ainda não existem produtos 100% eficazes na sua prevenção. Se, mesmo tomando todos os cuidados com a pele, as estrias aparecerem, recomendo o uso de Luciara® ou Mustela® durante a gravidez e tratamento dermatológico após o parto.

Para o cloasma e a acne, indico tratamento dermatológico com ácido azeláico (Azelan®) durante a gravidez. O uso de ácido retinóico é contraindicado na gestação.

Usar maquiagem não prejudica o bebê. Os produtos usados na maquiagem não são absorvidos pela pele. Além disso, estes produtos contêm o dióxido de titânio, que forma uma barreira protetora contra os raios solares UV auxiliando no combate ao cloasma junto com o uso do protetor solar.

Prefira o uso de gloss labial ao batom, porque este contém chumbo e ainda não há evidências que seu uso é seguro na gestação.

O aumento de pelos é comum na gravidez. A depilação pode ser feita com barbeador elétrico ou cera. A cera quente pode ser usada, mas não na barriga, desde que você esteja acostumada a usá-la. Prefira as ceras hipoalérgicas.

O clareamento de pelos é contraindicado na gravidez.

Cuidados com os cabelos

Na gravidez os cabelos crescem mais e ficam mais volumosos e sedosos, com um brilho natural muito bonito.

A principal dúvida da gestante no consultório é: Posso pintar meu cabelo? Sim, pode, mas evite tinturas com amônia durante toda a gestação e durante a amamentação. Feita a ressalva, pintar os cabelos está liberado após o 1º trimestre de gestação.

Outra dúvida é: Posso fazer progressiva no cabelo? A escova progressiva e outros métodos de alisamento dos cabelos geralmente são feitos com produtos que contêm formol, substância considerada cancerígena. Mas existem produtos sem formol, com carbonato de guanidina, mas como ainda não há certeza que fazer progressiva é totalmente seguro durante a gravidez, é prudente evitá-la.

Xampus e condicionadores podem ser usados tranquilamente.

Cuidados com as unhas

As unhas crescem mais rápido na gravidez e, em algumas gestantes, podem ficar quebradiças, mas não há nada a fazer de especial com suas unhas, além dos cuidados que normalmente você já toma sem estar grávida.

Os cosméticos para unhas e esmaltes podem ser usados sem problemas para o bebê.

 

 

Comentários bloqueados.