Conversa íntima

Por que as mamas doem?

A dor nas mamas é a queixa mais frequente no consultório do mastologista e é chamada de mastalgia.
A mastalgia pode ser cíclica ou acíclica. A mastalgia cíclica ocorre frequentemente antes da menstruação, melhora após a menstruação e afeta as duas mamas. As mamas incham, doem e “encaroçam” durante a menstruação. Corresponde a mais de 80% dos casos de dor nas mamas. A mastalgia acíclica não está relacionada com o ciclo menstrual e afeta geralmente uma das mamas. Tanto na mastalgia cíclica como na acíclica, a intensidade e a duração da dor são variáveis, e a dor pode persistir independentemente da menstruação.

A mastalgia também pode ser manifestação de uma doença de origem extramamária, isto é, não localizada na mama, mas a dor é referida na mama. Cerca de 10% dos casos de mastalgia tem causa extramamária.

 

Por que as mamas doem durante a menstruação?

Todo mês o organismo da mulher prepara as mamas para amamentar e o útero para engravidar. Não havendo a gravidez, ocorre a menstruação e as mamas, antes inchadas e doloridas, desincham. Isso ocorre devido, principalmente, a ação cíclica de dois hormônios que são produzidos nos ovários: o estrogênio e a progesterona. Portanto, a dor nas mamas durante a menstruação é fisiológica, isto é, é normal! A intensidade e a duração da dor não dependem da quantidade de hormônios produzidos nos ovários. A intensidade e a duração da dor dependem da sensibilidade à dor que é variável de mulher para mulher. O stress e a ansiedade também estão associados com mastalgia. Mulheres com Tensão Pré-menstrual (TPM) podem ter dor mamária. Porém, mais de 80% das mulheres com mastalgia não tem TPM.

 

A dor nas mamas está relacionada com câncer de mama?

Apenas 2% das mulheres que tiveram câncer de mama referiram a dor como primeiro sintoma. O câncer de mama raramente dói. Por isso, é importante que você faça pelo menos uma mamografia entre os 35 e 40 anos de idade, e, a partir dos 40 anos, anualmente.

 

Alimentos podem provocar dor nas mamas?

Sim. Alguns alimentos podem provocar dor nas mamas quando ingeridos em excesso. Os principais alimentos provocadores de dor nas mamas são: café, chá mate, chá preto, refrigerantes e chocolate. Esses alimentos contêm substâncias, as xantinas e a cafeína, causadoras de mastalgia.

 

Como aliviar a dor nas mamas sem tomar medicamentos?

A maioria das mulheres com mastalgia não precisa tomar medicamentos. Basta seguir alguns conselhos:
– Evite o stress e a ansiedade do dia-a-dia: faça alguma atividade que seja prazerosa para você como, por exemplo, caminhar, praticar esportes, passear, ler, assistir a um filme, etc.;
– Evite vícios de postura e esforço físico em excesso;
– Seja otimista e alegre;
– Evite fumar;
– Evite beber em excesso;
– A sua alimentação deve ser saudável e variável;
– Evite ingerir em excesso alimentos que podem provocar dor nas mamas: café, chá mate, chá preto, refrigerantes e chocolate.

 

Quando é preciso tomar medicamentos?

Poucas são as situações onde o uso de medicamentos é necessário. Dor intensa nas duas mamas que pode afetar as atividades diária e sexual da paciente é a situação mais frequente.
Além disso, a dor mamária, com menor frequência, não está relacionada com a menstruação ou é extramamária, sendo necessário identificar a causa e tratá-la adequadamente.

 

Comentários bloqueados.