Conversa íntima

O jeito certo de tomar a pílula

Início: Para a maioria das pílulas, a primeira cartela deve ser iniciada no 1º dia do ciclo menstrual, isto é, no 1º dia de sangramento, e as cartelas seguintes devem ser iniciadas após uma pausa de 4 dias (para as pílulas com 24 comprimidos na cartela) ou de 7 dias (para as pílulas com 21 comprimidos na cartela). Para as pílulas com 28 comprimidos na cartela NÃO precisa fazer pausa, quando acabar uma cartela, deve-se iniciar outra cartela no dia seguinte.

Se você teve um bebê e está amamentando, as pílulas combinadas só devem ser iniciadas no 6º mês pós-parto, mas se não está amamentando, você pode começar a usá-las na 3ª semana pós-parto.

Se você abortou, as pílulas podem ser iniciadas após 7 dias.

Horário: A pílula deve ser tomada sempre no mesmo horário. Escolha um horário habitual que você não se esqueça de tomá-la. O melhor horário é de manhã ao acordar no café da manhã, porque assim, no caso de esquecimento, você tem o resto do dia para se lembrar (você pode tomar a pílula esquecida até 12 horas após o horário habitual sem o risco de gravidez). Evite tomar a pílula antes de dormir, porque se você esquecer, você provavelmente irá se lembrar no dia seguinte e aí já é tarde demais (após 12 horas a pílula é menos eficaz e há risco de gravidez).

Esquecimento: Se você esqueceu de tomar uma pílula, tome a pílula esquecida até 12 horas do horário habitual.
Se passar de 12 horas, faça o seguinte:
a- Se esqueceu entre o 1º e o 7º comprimidos da cartela:
 Se você teve relações sexuais na semana anterior, interrompa o uso da pílula e use um método de barreira (por exemplo, camisinha) até passar com seu ginecologista.
 Se você NÃO teve relações sexuais na semana anterior, tome a pílula esquecida e use um método de barreira por 7 dias.
b- Se esqueceu entre o 8º e o 14º comprimidos: apenas tome a pílula esquecida.
c- Se esqueceu entre o 15º e o último comprimido da cartela, há 2 opções:
 Tome a pílula esquecida e inicie uma nova cartela sem dar pausa.
 Ou, interrompa o uso da pílula e inicie uma nova cartela após pausa de 4 dias (para as pílulas com 24 comprimidos na cartela) ou de 7 dias (para as pílulas com 21 comprimidos na cartela).
d- Para as pílulas com 28 comprimidos na cartela COM comprimidos inativos: tome a pílula esquecida e use um método de barreira por 7 dias. Mas aqui tem um detalhe: os últimos comprimidos desse tipo de pílula são inativos, isto é, não tem hormônio, e são de outra cor para diferenciá-los dos comprimidos ativos, que tem hormônio. Se os 7 dias ultrapassarem o último comprimido ativo, tome a pílula esquecida e inicie uma nova cartela após o dia que você tomar o último comprimido ativo, ou seja, não tome os comprimidos inativos. Se esquecer de tomar um comprimido inativo, não tem problema, termine a cartela e inicie a outra na sequencia.
e- Para as pílulas com 28 comprimidos na cartela SEM comprimidos inativos: tome a pílula esquecida e use um método de barreira por 7 dias.

Vômitos: Uma dica é NÃO tomar a pílula de estômago vazio. Se você vomitar após 4 horas da ingestão do comprimido, NÃO precisa tomar outro.

Spotting: Também chamado de sangramento de escape, é um pequeno sangramento que aparece se você não tomar a pílula no horário certo, esquecer de tomar ou durante o uso de pílulas de baixa dosagem. Não é necessário interromper o uso da pílula, nem usar método de proteção adicional.

Atenção: Se você costuma esquecer de tomar a pílula ou apresenta sintomas como náuseas ou vômitos, converse com seu ginecologista, talvez seja interessante trocar de método anticoncepcional.

 

 

Comente

Let us know your thoughts on this post but remember to place nicely folks!